PALAVRA SIGNIFICADO
ANGELIM

Também conhecido como fava-de-bolota, é uma árvore cujas flores são vermelho-escuro.

AQUARIQUARA

Típica árvore amazônica, de madeira bastante versátil.

BABAÇU

Árvore palmácea que produz pequenas sementes que servem para a manufatura de óleo comestível, bastante apreciado na região.

BARÕES DA BORRACHA

No final do século 19, o preço da borracha foi para o céu, transformando alguns poucos comerciantes de Manaus em milionários da noite para o dia. A fortuna repentina resultou na construção de muitos marcos maravilhosos, como o Teatro Amazonas, o Prédio da Alfândega, o Porto Flutuante e o Mercado Municipal. Fala-se que muitos destes barões da borracha, como eram conhecidos, mandavam suas roupas para lavar na Europa, apenas para mostrar à sociedade seu novo status, que por sinal durou menos de uma década.

CABOCLO REIBEIRINHO

Descendente dos índios locais, têm um modo de vida bastante peculiar e totalmente integrado ao sistema fluvial da Amazônia, para alimentação (peixes, hortaliças e frutas), transportes e demais atividades diárias.

CARLOS GOMES

Um dos maiores maestros brasileiros e compositor de músicas clássicas, viveu no século 19 e é autor de O Guarani, uma obra-prima aclamada internacionalmente.

CIGS

Centro de Instrução de Guerra na Selva, uma base militar especializada no treinamento de soldados para a guerra na região de selva da Amazônia brasileira.

COTIA

Pequeno roedor de pelagem castanha, vive na área dos igapós. Ao anoitecer, pode ser visto comendo pequenos frutos que caem das árvores.

ENRICO CARUSO

Considerado um dos maiores tenores de todos os tempos, teve o pico de sua carreira no início do século 20.

IGAPÓ

Parte da floresta amazônica que fica sob as águas durante a época de cheia, quando o nível das mesmas sobe até 15 metros.

IGARAPÉ

Um riacho dentro da floresta.

JACAREÚBA

Árvore de madeira bastante dura, possui belíssima floração alaranjada.

LA TRAVIATTA

Uma das mais populares óperas do mundo, é considerada a obra-prima de Giuseppe Verdi.

PIRANHA

Peixe carnívoro famoso por sua ferocidade. Na região amazônica é de pequeno porte.

PIRARUCU

O maior peixe da Amazônia, pode alimentar uma família de 6 pessoas durante um mês e alcançar até 200 kgs.

TAMBAQUI

Mais difícil de pescar (mas também ainda mais saboroso) que o tucunaré, o tambaqui é normalmente fisgado no meio dos rios.

TUCUNARÉ

Peixe malhado muito comum na região norte do Brasil, onde pode ser encontrado em águas rasas em grande quantidade durante a estação da seca.