Sustentabilidade

Com localização privilegiada numa área intacta no meio da Floresta Amazônica, o Juma Amazon Lodge desenvolve suas atividades de acordo com os Princípios de Sustentabilidade, por meio de ações que visam atingir a sustentabilidade ecológica, sociocultural e econômica. Acreditamos que o mínimo que podemos fazer é ajudar a manter o nosso maior ativo em pé: a própria floresta!

Várias ações já foram tomadas visando minimizar ao máximo o impacto do hotel no meio-ambiente em que se situa.

Seguem abaixo algumas ações relevantes que já implementamos:

Foram adquiridos 42 painéis solares, que ficam dispostos num flutuante de 100 m2, possibilitando ao Juma eliminar grande parte do uso do gerador. Os painéis funcionam com o auxílio de 72 baterias, dispostas numa casa específica para armazená-las.

Todos os nossos bangalôs possuem água quente, por meio do uso de um sistema que agrega um painel solar com um reservatório de água em cada bangalô.

O esgoto do hotel é tratado por um eficiente sistema que reúne os tipos de tratamento mais utilizados mundialmente: separação de gordura e óleo, separação de sólidos, tratamento anaeróbio, tratamento aeróbio com difusores bolha fina, decantação, filtração biológica, reuso do lodo e desinfecção por radiação ultravioleta.

Todo o lixo do Juma é separado por meio de lixeiras de reciclagem dispostas por todo o hotel e depois armazenado numa Central de Resíduos com espaços específicos para cada tipo de lixo.

Mais de 90% da nossa força de trabalho é composta de pessoas da comunidade local, o que contribui significativamente para a geração de renda na própria comunidade.

Por meio de uma parceria com a Qualynorte (www.qualynorte.com.br), desenvolvemos palestras bimestrais junto à comunidade, passando conteúdos ligados ao meio-ambiente, como por exemplo: aproveitamento do lixo orgânico, coleta seletiva, redução de riscos de desastres ambientais, importância da biodiversidade, construção de um minhocário, etc.

Ao menos duas vezes ao ano, em parceria com o Professor Paulo Sawaya, o Zézo do Colégio Poliedro (www.sistemapoliedro.com.br), fazemos junto com seus alunos a doação de livros, roupas e brinquedos para as crianças da comunidade. Em cada visita, são entregues cerca de 50 caixas grandes de doações.

Participamos anualmente do leilão beneficente da associação Vida Jovem (www.associacaovidajovem.wordpress.com), que com os recursos obtidos ajudam crianças e jovens carentes por meio de investimento em cursos de capacitação.

Como reconhecimento das ações que implementamos ao longo dos últimos anos, tivemos o privilégio de receber do renomado Guia Quatro Rodas da Editora Abril o Prêmio de Hotel Sustentável do Ano 2014!