Blog

Saiba mais sobre a Amazônia e sobre o Juma Lodge: um hotel de selva

Fauna da Amazônia

Um dos encantos da Amazônia é, sem dúvidas, os pássaros que habitam a floresta. Suas cores e cantos têm o poder de acalmar os homens. Você sabia que o sistema nervoso central dos humanos não foi feito para viver em centros urbanos? A falta do contato com a natureza pode elevar os níveis de stress.

Confira abaixo algumas aves que habitam a Floresta Tropical Amazônica e conheça um pouco mais sobre elas, depois venha conferir esses exuberantes animais de pertinho, aqui no Juma Amazon Lodge.

Não deixe de conferir também nosso post anterior: Amazônia: Os macacos que visitam o Juma.

Tucano-de-bico-preto

Os tucanos são aves que encantam muitas pessoas. Ao poder observá-los de perto vemos a harmonia de suas cores, contrastes e contornos. Tão perfeitos, parecem de mentira quando ficam quietinhos, mas ao levantarem voo com suas asas bem abertas impressionam qualquer um.

Os tucanos-de-bico-preto ainda são divididos em 5 subespécies de acordo com o padrão de suas cores. O Tucano da imagem abaixo é um Ramphastos vitellinus vitellinus. Ele possui um bico preto com faixa basal azul, pele azul ao redor dos olhos, íris marrom, barriga e cauda pretos e peito branco com grande mancha central laranja-avermelhada.

Sua alimentação é composta basicamente de frutos e insetos mas também pode se alimentar com filhotes de outras aves. Vivem em bandos e têm o costume de dormir juntos.

  

Arara-Vermelha

Seu grande porte já atrai todos os olhares, elas chegam a medir 90 cm e pesam até 1,5 kg. São realmente aves muito belas, com cores exuberantes e longas caudas. Apesar do barulho estridente que fazem, são pássaros dóceis e de fácil convívio. São também bastante inteligentes e têm facilidade para imitar a voz humana.

O bico encurvado é uma adaptação à sua alimentação que é a base de frutos, coquinhos e sementes. Habitam as copas altas das árvores e andam em bandos ou em pares.

Uma das características mais encantadoras das Araras-Vermelhas é que elas são monogâmicas, ou seja, quando encontram um parceiro ficam juntos por toda a vida.

Papagaio

O papagaio da imagem abaixo é o papagaio-da-várzea, também conhecido como papagaio festiva, ele chega a medir 35 cm de comprimento e, assim como nós, gosta bastante de cacau, no entanto tem uma alimentação variada que inclui frutas, nozes, folhas, cocos, bagas, sementes e ocasionalmente ovos e insetos.

Sua plumagem é verde com as penas da nuca mais escuras. Perto das narinas e na testa há uma faixa vermelha escura, sobre os olhos e no queixo o tom é azulado e seu rabo é verde com a ponta amarelo esverdeada.

Habitam florestas úmidas e locais que tenham proximidade com a água. Gostam de viver em casais ou em bandos familiares e seus maiores predadores são as serpentes, as aves de rapina e felinos como as jaguatiricas.

Coruja Buraqueira

Essas são as corujas buraqueiras, elas são bem pequenas, medindo aproximadamente 23 cm e vivem em buracos que cavam no solo. Diferentemente de outras corujas, o macho costuma ser um pouco maior que a fêmea. Outra curiosidade é que as corujas jovens são desengonçadas, com as penas bagunçadas e tem a coloração mais clara que as corujas adultas.

Seus olhos amarelos são bastante grandes, em alguns casos chegam a ser maiores que o cérebro para facilitar a visão em situações de baixa luminosidade.

Difícil escolher qual desses pássaros é o mais encantador, não é? Todos juntos, com os outros animas e paisagens da floresta, fazem da Amazônia um lugar único e especial.

Além das 4 aves que apresentamos acima, há ainda muitas outras que convivem por aqui! Todas elas não caberiam em um único post, então não deixe de acompanhar nossas redes sociais para conhecer muito mais sobre a Amazônia e o Juma Amazon Lodge. Acesse nosso: FacebookTwitter e Instagram.

Por Ariana Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *